Meu Blog, Seu Blog!

Não estou aqui apenas para lhe vender meus serviços, como também para lhe mostrar um pouco mais desse mundo magnifico chamado internet! Sim, isso mesmo, aqui vamos compartilhar ideias e nos atualizar sobre tudo relacionado ao seu site, ao meu site, a nossa internet!

Logotipo ou Logomarca, você sabe a diferença?

13 Setembro, 2015 - Post - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Logotipo ou Logomarca, você sabe a diferença ?

Bom vamos começar pela logomarca; de inicio ja vamos identificar o que a própria palavra ja diz, isso porque “logomarca” é formada pela junção de “logo” (do grego, que significa conceito) e “marca” (do germânico, que significa conceito). Assim, “logomarca” seria o conceito do conceito. Faz algum sentido? Não, então continue lendo. Vamos exemplificar;

Quando falamos de “logomarca” nos referimos a representação gráfico-visual de uma empresa “X”. A importância da logo marca está totalmente ligada a diferenciar tal empresa de suas concorrentes, e gerar reconhecimento por parte do público e do mercado. Sendo essas formadas por um símbolo (marca) e um logotipo (tipografias, ou letras) que devem atender aos objetivos da empresa e atrair a atenção de seu público-alvo.

Levando sempre em consideração que para criação desses elementos (símbolo e letras) deve-se ser fiel a originalidade, para que assim, possa gerar visibilidade para o empreendimento e ter baixas probabilidades de rejeição. Visando um mercado extremamente competitivo e moderno; o desenvolvimento de uma logo marca para seu empreendimento é fundamental. Trata-se de fazer com que o público saiba do que se está falando rapidamente, sem que seja necessário parar para pensar sobre o assunto. É uma questão de dar identidade à empresa (marca ou produto), posicionando-a no tempo e no espaço, dando-a uma “cara” própria e única.

Por essas e outras razões, as logomarcas tem papel fundamental em qualquer empresa, visto que. Os grafismos e formas – trabalhados pelo designer – também são fundamentais para que a logo seja capaz de exercer sua função de posicionar um empreendimento no mercado e em uma comunidade.

Uma pequena demonstração de cores e sensações causadas:

Vermelho: paixão, virilidade força, alegria, calor, otimismo, impulsividade;

Laranja: comunicação, receptividade, ação;

Amarelo: juventude, luz, inteligência, sol;

Verde: vida, tranquilidade, fertilidade, ecologia;

Azul: espiritualidade e racionalidade;

Violeta: força, lealdade, religião;

Marrom: riqueza, força, densidade;

Preto: distinção, nobreza, elegância;

Branco: sabedoria, pureza, verdade.

Certo mas e o tal do “Logotipo”, o que seria ?

Assim como a “logomarca” o “logotipo” também tem seus significados, vejamos que; “logotipo” é formada pela junção de “logo” e “tipo” (que significa símbolo ou figura). Desta maneira, “logotipo” seria o “símbolo visível de um conceito”.

Para um melhor entendimento, digamos que, logotipo é formado pela parte tipográfica do processo de criação de uma logomarca. No entanto, para muitos designers e artistas gráficos, o termo “logomarca” é errado por apresentar uma redundância em sua origem etimológica; enquanto “logotipo”, etimologicamente, apresenta os atributos para contemplar, também, a parte gráfica do processo.

0 Comentários
O que acha de compartilhar isso com seus amigos?

Deixe aqui seu comentário

www.000webhost.com